Relatório Anual e de 
Sustentabilidade 2022

Construção sustentável

Mudanças climáticas

GRI 3-3 - Tema material: Emissões atmosféricas e GEE
GRI G4-CRE3, 201-2, 305-1, 305-2, 305-3, 305-4, 305-5, SASB IF-HB-420a.2

Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

O tema Mudanças Climáticas e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) está contemplado em nossa Política de Sustentabilidade. Buscamos estar aderentes ao Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), força-tarefa que reúne organizações, em nível mundial, com o objetivo de desenvolver um padrão comum para que empresas possam medir e divulgar os riscos financeiros relacionados ao clima. São medidas para identificar e mitigar os riscos climáticos e explorar as oportunidades relacionadas a quatro elementos: governança, estratégia, gestão de riscos e metas e métricas.

Nosso compromisso com a neutralização das emissões de GEE das obras entregues foi intensificado no último período e se tornou meta para os próximos anos. Realizamos a neutralização de 100% de nossas emissões em 2022, por meio de projetos homologados e rastreáveis. O cálculo é feito via GHGProtocol, que proporciona instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Ao todo, foram neutralizadas 29.382 tCO2e via projetos de geração de energia fotovoltaica, quantidade equivalente ao que 11.344 hectares de vegetação nativa têm capacidade de capturar de carbono em um ano, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada-CEPEA ESALQ (USP). Esse montante corresponde ao necessário para produção de 30.328 toneladas de cimento, de acordo com dados do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc, 2018).

Por meio do programa, já acumulamos, em 2021 e 2022, 48 mil toneladas de CO2 neutralizadas, associadas à construção, transporte de materiais e manutenção dos edifícios entregues no período deste relato. Com o objetivo de avançar nessa questão, estamos buscando a utilização de novas ferramentas para maior precisão de dados e avaliando a possibilidade de contratação de auditoria especializada.

Um ponto importante ocorrido no exercício foi o Reporte ao CDP, em caráter piloto, que trará insights sobre nossa atuação em relação ao tema. A área da Qualidade é a responsável pelo cálculo de nossas emissões nas obras e no escritório, com reporte para a gerência e o Comitê de Sustentabilidade.

O cálculo das emissões é feito via GHGProtocol, que proporciona instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários. Pela própria característica de nosso negócio, a emissão de GEE está vinculada ao significativo uso de materiais não renováveis, que respondem por mais de 97% de nossas emissões.

Estamos atentos também aos impactos climáticos indiretos, gerados por fornecedores, especialmente fabricantes de materiais. Em função do compromisso que temos com a conscientização de nossa cadeia de valor, estamos procurado fabricantes que ofereçam materiais com menor taxa de emissão.

Toneladas de CO2e por ano

  • Total de emissões diretas (Escopo 1)
  • Total de emissões indiretas (Escopo 2)
  • Total de outras emissões indiretas (Escopo 3)

Emissões diretas (Escopo 1)

Total: 17.861,04

Emissões indiretas (Escopo 2)

Total: 15.900,28

Outras emissões indiretas (Escopo 3)

Total: 23.947,99

Índice de emissão

Índice kgCO2e/m²

Certificados de neutralização

Neutralização

Arbo Casas Verticais

4.743 CERs, correspondentes 4.743 toneladas de CO₂

Neutralização

Emissões Administrativas

651 CERs, correspondentes 651 toneladas de CO₂

Neutralização

Lume Alto da Boa Vista

3.258 CERs, correspondentes 3.258 toneladas de CO₂

Neutralização

Misce

5.506 CERs, correspondentes 5.506 toneladas de CO₂

Neutralização

Open Marajoara

3.907 CERs, correspondentes 3.907 toneladas de CO₂

Neutralização

Stella Campo Belo

8.218 CERs, correspondentes 8.218 toneladas de CO₂

Neutralização

VM 303

3.099 CERs, correspondentes 3.099 toneladas de CO₂

magnifiercrossmenu