Relatório Anual e de 
Sustentabilidade 2022

Desempenho dos negócios

Desenvolvimento e segurança do produto

Todas as operações estão concentradas em um único nicho de negócios – os imóveis de médio, médio-alto e alto padrão. O processo consiste em cinco etapas:

1

Prospecção

Por meio da área de Incorporação, prospectamos os melhores terrenos, considerando a localização, potencial de valorização, transporte público, infraestrutura e os bairros nos quais temos bom histórico de vendas.

2

Viabilidade

Identificado o terreno, a área de Custos analisa as condições de compra e a viabilidade da aquisição. Em seguida, são feitos estudos, como levantamento topográfico, sondagem, análise de cotas, estudo de massa, entre outros.

3

Planejamento

A terceira etapa é o planejamento da obra. É realizado um estudo detalhado a partir da concepção do projeto. Nessa fase, várias áreas da Companhia atuam de maneira integrada.

4

Lançamento

Cabe ao Comitê de Lançamento (COLAN), composto por membros da diretoria executiva, aprovar ou não a viabilidade do lançamento.

5

Vendas

Após a aprovação do projeto, são projetadas as estratégias de divulgação e vendas, processos que vão desde a montagem do estande até a definição das condições de venda das unidades.

Antes do momento das entregas das chaves, todas as unidades são minuciosamente vistoriadas. Por fim, é realizada uma Assembleia Geral de Instalação e o condomínio é constituído. Não tivemos casos associados a problemas de saúde uma vez que nosso produto é um bem durável e atende todas as exigências legais e normativas.

Atuação da Assistência Técnica

A ferramenta, implantada em 2019, dispõe de uma métrica associada à redução dos problemas de patologias/chamados na Assistência Técnica (AST), a partir de revisão dos métodos e procedimentos. A intenção é, no futuro, zerar as chamadas AST, o que justifica a denominação "Problema Zero".

É um projeto interdisciplinar anual, formado por grupos de estudo, do qual participa todo o nosso o corpo técnico. Nos eventos, os grupos trazem novas propostas na área de construção, para aprovação e validação do comitê Problema Zero, composto pela gerência e diretoria.

Para acompanhar a evolução do Problema Zero, criamos o IDT (Índice de Desempenho Técnico), que acompanha as melhorias trimestralmente. Até 2022, foram estudadas melhorias também em esquadrias de alumínio e ferro, contrapiso, telhado verde, revestimento e aquecimento de piscinas, piso elevado e paisagismo. Desde a sua criação, o programa acumula 35% de melhoria na qualidade da construção.

Melhoria implantada em 2021, trata-se de uma célula encarregada de acompanhar todas as obras durante sua execução, para garantir que as melhorias desenvolvidas no programa Problema Zero sejam executadas da forma correta e sigam as diretrizes dos procedimentos técnicos, alinhadas aos nossos padrões de qualidade.

A estratégia é possibilitar que eventuais desvios sejam tratados ainda na fase de obras. As visitas garantem a aderência às melhores práticas e padrões estabelecidos pela Even. Mais de noventa itens são conferidos periodicamente nas obras em execução, entre eles, elétrica, hidráulica, fachada, impermeabilização, alvenaria, esquadrias de alumínio e acústica. Cabe ao Engenheiro da Assistência Técnica realizar as visitas periódicas para:

  • Prevenir possíveis falhas que acarretem patologias futuras nas obras;
  • Verificar as ações em execução decorrentes dos grupos de estudos do Problema Zero;
  • Retroalimentar a engenharia para melhoria de processos;
  • Reduzir custos de assistência técnica;
  • Melhorar o desempenho das edificações após a entrega; e
  • Contribuir para a satisfação dos clientes.

Realizamos testes de funcionalidades, com o objetivo de submeter os sistemas mais importantes do condomínio à exaustão, antes da entrega aos usuários. O recurso é particularmente importante em sistemas essenciais à segurança da edificação, como pressurização das escadas, geradores, sistemas de segurança, circuito fechado de TV, tempo de abertura do portão de veículos etc.

É a plataforma de gestão de manutenção utilizada para os condomínios. Implantada em 2020, 13 empreendimentos entregues já possuem a contratação de uma plataforma de gestão de manutenções, cedidas ao síndico e ao corpo diretivo durante o período de garantia, sob as custas da Even. A ferramenta tem como objetivo:

  • Propiciar que o condomínio possua uma plataforma on-line e app para registrar e monitorar as manutenções conforme manual de áreas comuns;
  • Classificar o grau de importância para a segurança da edificação de cada manutenção;
  • Sinalizar mensalmente as manutenções necessárias ou atrasadas a todos os responsáveis; e
  • Permitir que não passe desapercebido alguma manutenção que afete a segurança ou saúde dos usuários (sistema de combate a incêndio, elevadores, limpeza da água, rede de esgoto etc.).

Segurança do Produto

A experiência de mais de 40 anos na área de construção civil em obras de alto padrão e a nossa solidez financeira – reflexo de uma governança corporativa responsável e eficiente, com uma consistente gestão financeira, junto com um modelo de negócios maduro, bem estruturado e reconhecido no mercado – compõem os principais indicadores da qualidade de nossos produtos.

A renovação anual de certificações internacionais importantes, como a ISO 9001:2015, comprova a eficiência de nosso modelo de gestão. No País, temos a certificação PBQP-H:2021, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que chancela nossa qualidade construtiva e a assertividade da busca pela inovação e por processos sustentáveis.

Durante o processo de construção, dispomos de vários controles de qualidade para garantir que os empreendimentos estejam alinhados a nossos padrões e, desde o exercício anterior, aprimoramos a segurança com a implantação célula de Prevenção, já citada, que acompanha todas as obras durante sua execução, para garantir que as melhorias desenvolvidas no programa Problema Zero sejam corretamente aplicadas, a execução dos trabalhos esteja em conformidade com as diretrizes e procedimentos técnicos previstos e eventuais desvios sejam detectados em fase ainda inicial e devidamente solucionados.

Como resultado desse empenho, não tivemos, em 2022, ocorrências de multa, penalidade ou advertência de não conformidade com leis e/ou códigos voluntários em relação a impactos na saúde e segurança causados por produtos e serviços.

Produto Fantástico

O projeto Produto Fantástico nasceu da proposta de desenvolver um produto que pudesse oferecer plataformas de soluções para os problemas diários da vida moderna, antecipar tendências e proporcionar uma nova forma de morar, trabalhar e conviver dentro do próprio empreendimento, com toda a comodidade e segurança.

O projeto tem foco em sete pilares: Concepção, Conceituação, Qualidade de Construção, Serviços de Excelência, Segurança, Conveniência e Relacionamento. Para fazer frente a todas essas aspirações, os empreendimentos possuem mercados, lojas, academias e outros diferenciais, junto com as melhores tecnologias voltadas ao conforto térmico, lumínico, acústico e hidrossanitário, entre outros.

Com todas essas comodidades, os empreendimentos se transformam em hubs de integração de áreas esportivas, de trabalho e até mesmo gastronômicas, que agregam valor ao empreendimento e mesmo ao entorno. Os projetos de alto padrão com o conceito Produto Fantástico geram impactos positivos, como maior desenvolvimento comercial na região, valorização do metro quadrado nas regiões onde está presente e uma das maiores rentabilidades do mercado para o cliente, o que se traduz em boas opções também para investidores.

Para tonar realidade esses empreendimentos, que contribuem tanto com os aspectos sociais quanto ambientais e de bem-estar para o cliente, nosso modelo interno de gestão permite definir metas (financeiras ou não), mensurar resultados e avaliar processos, para garantir alto nível de satisfação dos clientes.

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