Relatório Anual e de 
Sustentabilidade 2022

Engajamento de Stakeholders

Relação com comunidades vizinhas

GRI 3-3 Tema material: Relação com a comunidade e impactos na vizinhança | GRI 203-1, 203-2, 413-1, 413-2

Um novo empreendimento residencial pode trazer desenvolvimento ao bairro onde será instalado, ao valorizar imóveis vizinhos e fomentar o comércio e negócios diversos na região. Em nossas obras, buscamos impactar o mínimo possível o dia a dia dos vizinhos, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

Admitimos que pode haver impactos decorrentes do processo de construção, como barulho, fumaça, resíduos, transtornos ao trânsito pela movimentação de cargas etc. Pensando em minimizar os possíveis efeitos indesejados de um canteiro em obras numa localidade, em 2022 criamos o Comitê de Vizinhos, uma iniciativa para incrementar as relações com as comunidades do entorno. (Clique aqui para saber mais)

Realizamos verificações diárias da obra e auditorias de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho. O processo inclui a análise da vizinhança, para manter a limpeza e a organização da calçada/rua e para garantir o armazenamento e a destinação adequada de resíduos e eventuais efluentes. Além do mais, monitoramos as principais redes sociais, a fim de detectar e direcionar possíveis reclamações às áreas competentes.

Os canais de comunicação são disponibilizados para falar conosco. Todas as demandas, sejam elas individuais ou coletivas de vizinhos, podem ser registradas via call center (Central de Atendimento Even), por telefone ou e-mail. Problemas mais complexos podem ser direcionados à Ouvidoria.

No caso de haver alguma possibilidade de abalo a estruturas de edificações adjacentes à obra, peritos são contratados para realizar laudos técnicos nas residências do entorno. O objetivo é proteger a obra e os vizinhos de danos materiais. Outro instrumento importante de relação com comunidades é o Programa Ação Vizinho, cujo objetivo é oferecer um diálogo mais transparente com a vizinhança (Clique aqui para saber mais)

Com o propósito de verificar a efetividade de nossas ações, realizamos apuração PDTO e avaliações nas auditorias de sustentabilidade, com decorrente divulgação na plataforma Even Sustentável, dando transparência ao processo. Também implementamos meta no PDTO associada à resolução dos chamados realizados por representantes da comunidade do entorno. A meta é atender mais de 95% dos chamados de vizinhos no prazo. Em média, nossas obras obtiverem resultados em 2022 de 33% e de 40% em 2021.

Dividimos os investimentos considerando o monitoramento de boas práticas para execução das obras e à execução dos compromissos legais – Cumprimento de Termo de Compromisso Ambiental (TCA), Cumprimento do Termo de Melhorias Viárias (SMT/CET) e Cumprimento do Termo de Qualidade Ambiental (DECONT / CETESB), documentações compulsórias para garantir todas as aprovações necessárias para execução das obras. Garantimos o cumprimento das exigências ambientais e a melhor qualidade do solo, água subterrânea, preservação arbórea e investimento no tráfego local.

Investimentos em infraestrutura em 2022

  • Neutralização de Emissões 58,42%
  • Proteção de Vizinhos contra Queda de Materiais 1,91%
  • Lava Rodas 19,12%
  • Destinação Adequada de Resíduos Perigosos 1,27%
  • Ação Vizinho 0,72%
  • Somar 10,60%
  • Educ@r 7,95%

Comitês de Vizinhos

Criados em 2022, os Comitês de Vizinhos têm por objetivo promover o relacionamento prévio e continuado com vizinhos no decorrer de cada uma das nossas obras. Formado por líderes de diversas áreas, com aproximadamente 10 membros independentes, o Comitê se reúne semanalmente, com o intuito de resolver, de forma rápida e inovadora, problemas de impacto à comunidade, em demandas relativas a resíduos, ocupação do entorno e transtornos no trânsito.

Cabe ao Comitê discutir ações simples, como o “Lava rodas”, procedimento que submete todos os caminhões que levam e trazem insumos para a obra a passarem por uma lavagem das rodas antes de deixarem o canteiro, amenizando o impacto de sujeira (e poeira) na rua, ou complexos, como o alerta de danos nas residências próximas.

O Comitê atua para evitar as reclamações e reincidências, e, quando necessário, realiza visitas para alinhamento das expectativas junto as equipes de obra. Em 2022, tivemos mais de 290 chamados – redução de 22% em relação ao ano anterior –, separados em alguns temas, como: danos aos imóveis vizinhos, danos a carros, reclamações sobre barulho e sujeira.

Número de chamados

em 2020

em 2021

em 2022

Comitê Vizinhos

magnifiercrossmenu