Relatório Anual e de 
Sustentabilidade 2022

Engajamento de Stakeholders

Relação com fornecedores

GRI 308-1, 414-1, 414-2

Ética, transparência e responsabilidade são os pilares da relação com fornecedores. De forma constante, buscamos estabelecer parcerias de longo prazo e realizamos visitas periódicas para fortalecer nossa cadeia de valor.

Estruturada de modo centralizado, a área de Suprimentos garante que todos os critérios éticos e socioambientais sejam observados e seguidos no momento da contratação e/ou compra dos materiais e serviços, respeitando nossa política de relação com os stakeholders. Nosso Código de Conduta é o documento norteador do relacionamento com esses parceiros, que deve ser assinado em sinal de comprometimento e concordância com os termos definidos.

Em 2022, consolidamos 13 parcerias que, diante das oscilações de preço no mercado de suprimentos, permitiram que mantivéssemos as estimativas de custos projetadas das obras e negociássemos os valores unitários projetados previamente.

Implantamos, em 2022, a Plataforma de Compras de forma digital e ampliamos nossa base de fornecedores homologados. Em 2022, foram feitas homologações de 135 novos fornecedores de materiais e serviços, frente a 99 em 2021.  A plataforma irá reforçar nossa governança na gestão corporativa, ao permitir a avaliação de toda a etapa de contratação dos serviços e materiais.

Realizamos visitas a fornecedores de materiais nas áreas de vidros, aço e aparelhos sanitários, entre outras, para fortalecer a relação com essa cadeia de valor. Na área de serviços, consolidamos nossa parceria com dois fornecedores de estrutura e homologamos quatro novos fornecedores de serviços críticos.

Em todas as entregas de materiais, 100% dos fornecedores são avaliados segundo critérios de Segurança do Trabalho e de questões ambientais e sociais (ESG), incluindo procedimentos de descarga, de qualidade e prazo. Assim, fornecedores de materiais controlados que afetam o produto final são avaliados pela equipe de obra via preenchimento de formulário de recebimento de materiais. Verificamos a existência de certificações necessárias para recebimento dos materiais e exigimos, por exemplo, a apresentação do Documento de Origem Florestal para madeira nativa, do selo FSC para portas, ou do certificado de ensaio de qualidade do aço, entre outras.

Fornecedores: evolução da Avaliação de Fornecedores de Materiais

NOSSA CADEIA DE SUPRIMENTOS

GRI 2-6
  • Homologação de Serviços
  • Homologação de materiais
  • Ensaios de qualidade para liberação do apartamento protótipo
  • Resíduos que
    passam por
    logística reversa

E-Procurement

Em 2022, fizemos a revisão da política de procedimentos ligados a fornecedores e implementamos a Plataforma de Compras Digital E-Procurement. A mudança permitiu alinhar ainda mais os procedimentos às perspectivas da Even e incrementar as já robustas práticas de cadastramento, rastreamento e relacionamento com fornecedores.

Com a nova tecnologia, implementamos melhores práticas de governança, que nos levou ao aumento e ajustes em nossa base, melhor interação, mais flexibilidade e agilidade em incrementos e mudanças, visualização de históricos e monitoramento de processos. Implantamos um dashboard específico para avaliação de fornecedores dentro da ferramenta usada para conferência de serviços, materiais e acompanhamento de obra. Todos esses ajustes possibilitaram focar mais no core do negócio.

Para consolidar a implementação da E-Procurement, e diante da extensa relação de empresas de insumos com as quais mantemos relações comerciais e de serviços, decidimos focar nos 20% que representam nossos fornecedores mais importantes e recorrentes, do ponto de vista do risco corporativo, para exigir deles que revisitassem nossos termos e revalidassem a assinatura do Código de Conduta. 

magnifiercrossmenu